Home / Filhos da Viúva / Perguntas Freqüentes

Perguntas Freqüentes

01 - Qual a melhor definição sobre a Maçonaria?

01 - Qual a melhor definição sobre a Maçonaria?

R: se constitui numa escola, que impõe os seguintes preceitos: * Obediência às leis do País; * Viver segundo os ditames da honra; * Praticar permanentemente a justiça; * Amar ao próximo; * Trabalhar pela felicidade do gênero humano até conseguir sua emancipação progressiva e pacífica, através da justiça, de maneira que prevaleça fundamentalmente o respeito aos direitos alheios e o pleno cumprimento dos próprios deveres. A Maçonaria proclama, também, os seguintes postulados: 1. Amar a Deus, à Pátria, à Família e à Humanidade; 2. Exigir de seus membros boa reputação moral, cívica, social e familiar, pugnando pelo aperfeiçoamento e aprimoramento dos costumes; 3. Lutar pelo princípio da Eqüidade, dando a cada um o que for justo, de acordo com a capacidade, obras e méritos; 4. Combater todos os vícios; 5. Considerar o trabalho lícito e digno como dever primordial do homem; 6. Defender os Direitos e as garantias individuais; 7. Exigir tolerância para com toda e qualquer forma de manifestação de consciência, de religião ou de filosofia, cujos objetivos sejam os de conquistar a Verdade, a Moral, a Paz e o Bem-Estar Social; 8. Os ensinamentos maçônicos induzem seus adeptos a se dedicarem à Felicidade de seus semelhantes, não somente porque a Razão e a Moral lhes Impõem tal obrigação, mas porque esse sentimento de solidariedade os fez filhos comuns do Universo e amigos de todos os seres humanos. A Maçonaria é um grande ideal e um ideal nunca morre. Os princípios da Maçonaria são valores que o tempo não corrói logo seus propósitos se perpetuam atualizados.

02 - As informações colhidas nas pesquisas na internet sobre a Maçonaria são contraditórias. Por quê?

02 - As informações colhidas nas pesquisas na internet sobre a Maçonaria são contraditórias. Por quê?

R:  – Existem várias razões e maneiras para diagnosticar a credibilidade do teor pesquisado. Verifique se o site aborda outros assuntos, os objetivos do domínio, a qualificação do autor. Em caso de críticas, avalie se o conteúdo também destaca a atuação direta ou indiretamente da Maçonaria nas conquistas históricas no Brasil e fora dele, as quais não foram poucas. Com este procedimento é possível traçar uma ótica quanto à imparcialidade textual. Não deixe de conferir se o autor cita as origens das fontes que dão guaridas às informações. Você perceberá que os textos denegrindo a Maçonaria jamais apresentam fontes fidedignas sustentando as informações. Na ausência de referências, trata-se de conceito pessoal, padecendo falta de conhecimento de causa. Consulte várias fontes entre elas a Wikipédia Enciclopédia Livre.

03 – A Maçonaria aceita negros?

03 – A Maçonaria aceita negros?

R: – Inacreditavelmente esta também é uma das desconfianças servindo como tempero na mista salada de suspeitas sobre a Maçonaria. Quem estudou um pouco sobre a história do Brasil sabe da importância exercida pela Maçonaria na conquista da Independência Brasileira e que a Libertação dos Escravos foi uma iniciativa da Maçonaria, representada pelos Maçons abolicionistas: Visconde de Rio Branco, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Eusébio de Queiroz, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa, Cristiano Otoni, Castro Alves, e muitos outros. Embora a Maçonaria, a exemplo do que acontece em vários outros segmentos, não tenha medido esforços no combate contra o racismo, este objetivo está longe de ser alcançado. Aqueles que alimentam esta dúvida são exemplos incontestes provando que o racismo é gigantesco.

04 - A Maçonaria é Secreta?

04 - A Maçonaria é Secreta?

R:  – A perseguição da igreja Católica contra a Maçonaria, liderada pelo Papa Clemente XII por volta do ano 1.738 é apenas um exemplo, entre tantas outras que se repetiram nos séculos seguintes. No período mais crítico, os Maçons alternavam os locais das reuniões e o segredo adotado naquela época como medida de segurança corrobora para que muitas pessoas acreditem que a Maçonaria é secreta. Porem, hoje a realidade é diferente. Nossos estatutos são registrados em cartórios. Você consegue encontrar telefones e endereços de nossas lojas em listas telefônicas, visitar sites maçônicos, podendo também participar de palestras abertas ao público promovidas no interior de nossos Templos. Logo, a Maçonaria não é secreta, e sim discreta.

05 – A Maçonaria é uma seita?

05 – A Maçonaria é uma seita?

R: – Independente da sua definição sobre seita, imprescindível é saber que seita, como ideologia ou como grupo que a professa, está colocada em desfavor no jogo do poder, face ao(s) detentor (es) da dominação. Isso vale em religião, política, ou outra qualquer expressão humana. Invariavelmente a palavra seita é equivocadamente associada a heresias e práticas satânicas. Ledo engano se você esta imaginando que utilizarei estes esclarecimentos como justificativa para responder que Maçonaria é uma seita. Mesmo não sendo simpatizante e jamais tendo participado de nenhuma seita, fiz estas considerações intuindo que a palavra seita não seja deturpada a exemplo do que acontece com a Maçonaria, que absolutamente não é uma seita.

06 – Então a Maçonaria é uma religião?

06 – Então a Maçonaria é uma religião?

R: – Há uma divergência nas dúvidas mais comuns sobre a Maçonaria. Existem os que indagam se trata-se de uma religião e os que idealizam que a Maçonaria só aceita ateus. A Maçonaria é composta por pessoas das mais variadas religiões, logo ela não é uma religião, a rigor é livre a prática religiosa de cada Maçom, desde que ele acredite em um só Deus, elidindo assim os desairosos comentários que a Maçonaria é constituída por ateus. Um detalhe importante: Religião e política não temas de nossas reuniões.

07 – Só a elite é convidada para ingressar na Maçonaria?

07 – Só a elite é convidada para ingressar na Maçonaria?

R: – Sim, buscamos a elite. De acordo com o dicionário, elite é a nata, a fina flor, o que há de melhor em uma sociedade. Pelo que se deduz Cristo também buscava a elite “Muitos serão os candidatos, poucos serão os escolhidos”. Quando aludo sobre a elite, não estou me referindo a patrimônio financeiro, profissão exercida, status social, etc., isto não tem relevância, já os valores morais são preponderantes.

08 – Quem entra para a Maçonaria fica rico. Isto é verdade?

08 – Quem entra para a Maçonaria fica rico. Isto é verdade?

R: – Sim. Fica rico podendo se tornar milionário. Mas calma. Deixe para ruminar seu ingresso na Maçonaria depois dos esclarecimentos sobre esta riqueza. “De acordo com Sócrates, a maior riqueza é o conhecimento, sendo a ignorância a pobreza maior”, e é esta riqueza que estou me referindo. Quem divide esta riqueza torna rico a quem recebe e mesmo assim não empobrece aquele que partilha. Esta riqueza não perde seu valor com o tempo e jamais pode ser furtada. Mas se a pergunta for relacionada à riqueza material, a Maçonaria jamais deixou alguém afortunado. Para ingressar na Maçonaria existe uma taxa de iniciação e mensalidades, cujos valores são fixados pela Loja.

09 – Conheço Maçons inidôneos.

09 – Conheço Maçons inidôneos.

R: – Cristo escolheu doze apóstolos, destes um não acreditou Nele, outro O negou três vezes e teve ainda aquele por quem foi traído. Em que pese todos os critérios estabelecidos pela Maçonaria para iniciações, ainda assim acontece o ingresso de pessoas com propósitos desonestos que envergonham a todos os Maçons, manchando de nódoas a Maçonaria, comprometendo sua identidade. Mas a Maçonaria adota medidas severas e o afastamento é conseqüência. A Maçonaria é uma honra e o verdadeiro Maçom deve ostentá-la com orgulho pelo cumprimento de seus deveres. A Maçonaria não foi nem nunca será a escola de aprendizado onde os que desvirtuam a lei obtêm certificados como transgressores. Mas não existe nem um segmento que esteja isento de joios e por questão ética não irei nominá-los.

10 – Quando um integrante resolve não mais pertencer à Maçonaria, este direito é assegurado?

10 – Quando um integrante resolve não mais pertencer à Maçonaria, este direito é assegurado?

R: – Este direito é garantido pela Maçonaria, podendo o interessado optar pelo afastamento definitivo ou temporário. Nas duas situações, basta comunicar a decisão à Loja, não sendo obrigatória a apresentação de justificativas

Alerta

Sombra e Luz

É provável que alguns bisbilhoteiros estejam correndo seus olhos neste documentário no afã de obter subsídios para produzirem suas farsas ou reiterar outras já produzidas. A estes é de bom alvitre a seguinte reflexão:
Nem sempre o que nos parece ser efetivamente é, haja vista que em determinadas situações a sombra é muito mais forte que a Luz, evidenciando desta maneira o cuidado que devemos ter em relação a nossa participação na construção de um mundo cada vez melhor”.


“O Carneiro não é nem nunca será lobo. Os olhos é que enxerga diferente, confundindo este com aquele”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *